Pouca chuva origina humidade muito baixa em seis bacias hidrográficas de Moçambique

A Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos (DNGRH) alerta para a pouca e quase nenhuma chuva que caiu em Moçambique nos últimos meses situação que colocou os solos em torno das bacias hidrográficas do Umbelúzi, Incomáti, Limpopo, Govuro, Save, Sul do Zambeze “índices de humidade muito baixo”, numa situação de quase seca.

O mais recente Boletim de Estiagem da DNGRH alerta para “o nível de severidade das principais bacias hidrográficas do País, onde é possível notar que o mês em análise regista anomalias negativas de precipitação em relação a média em quase todas as bacias do País, exceptuando as bacias dos rios Limpopo a jusante, Búzi e Púngoè a montante, Messalo e uma parte do Rovuma”

O documento assinala que, “foram notórias as anomalias negativas, portanto, valores de caudais, cuja magnitude situa-se abaixo da média, isto é mais evidente nos rios Púngoè e Limpopo. Nas restantes bacias a situação hidrológica é normal.

“As bacias do Maputo, Umbelúzi, Limpopo, Inhanombe, Govuro, Save, Búzi, Púngoè Zambeze, Ligonha, Melela, Licungo, Messalo, Montepuez, Lúrio e Rovuma, e as bacias costeiras da Região Norte do Pais foram caracterizadas por índice de humidade que varia de Muito baixo a Baixo”, indica o Boletim que destaca que “As Bacias do Umbelúzi, Incomáti, Limpopo, Govuro, Save, Sul do Zambeze registam índices de humidade muito baixo”.

Pouco mais de quatro meses após o fim da época chuvosa 2018/2019 e quando ainda faltam dois meses para o próximo período chuvoso Agostinho Vilanculos, funcionário sénior da Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos, explicou ao @Verdade que esta pouca queda de chuva “não é normal”.

“Apesar de a época chuvosa terminar em Abril, os meses de Maio a Setembro deveriam registar uma precipitação normal de pelo menos na ordem dos 5 a 20 milímetros por mês. Se for a verificar nenhum desses meses registou precipitação na zona Sul com exepção da Província de Gaza, na Cidade de Xai-Xai que registou 10 milímetros. Esta situação agrava a estiagem na zona Sul, porque quando a época chuvosa chegar encontra os solos completamente secos sem nenhuma humidade”, esclareceu Vilanculos.

Pin It

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *