Muito calor no Sul nesta 3ª feira; “Ambali” não constitui perigo para Moçambique

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a ocorrência de tempo quente a muito quente com temperaturas máximas que poderão variar de 39 a 43 graus celsius na terça-feira (03) nos distritos de Matutuíne, Boane, Namaacha, Marracuene, Moamba, Magude, Manhiça, cidades de Maputo e Matola (na Província de Maputo);  nos distritos de Chicualacuala, Chigubo, Mabalane, Chibuto, Massingir, Limpopo, Chonguene, Massangena, Mapai, Guijá, Mandlakazi, Bilene, cidades de Chókwé e Xai-Xai (na Província de Gaza); e também nos distritos de Inharrime, Panda, Funhalouro, Jangamo, Homoine, Mabote e Zavala (na Província de Inhambane). Espera-se mudança de estado de tempo no final do dia de amanha, 03 de Dezembro com ventos com rajadas fortes ate 60 km/h, acompanhadas de trovoadas e chuvas fracos ou aguaceiros.

Relativamente Tempestade Tropical Ambali o INAM refere que "existe um grande potencial de a sua trajectória fazer o movimento em direcção a Madagáscar. Neste momento este sistema não constitui perigo para o canal de Moçambique e para o território nacional, contudo o INAM continua a monitorar a evolução do estado de tempo e recomenda à sociedade a acompanhar os boletins meteorológicos.

Nas províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula o INAM prevê céu geralmente muito nublado. Aguaceiros com trovoadas ou chuvas fracas a moderadas. Vento de nordeste a leste, fraco a moderado soprando por vezes com rajadas.

Para as províncias de Tete, Zambézia, Manica e Sofala o INAM prevê céu pouco nublado localmente muito nublado. Possibilidade de aguaceiros com trovoadas ou chuvas fracas. Vento de nordeste a leste fraco a moderado, soprando por vezes com rajadas.

Eis as temperaturas previstas:

Cidade

Tempo

Máx ºC

Mín ºC

Maputo

41

21

Xai-Xai

40

20

Inhambane

35

24

Vilankulo

32

23

Beira

35

24

Chimoio

34

21

Tete

40

22

Quelimane

38

24

Nampula

33

22

Pemba

32

25

Lichinga

28

17

 

 

 

Pin It

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *