Depois da falsa 4G da Vodacom maputenses passam a ter 4,5G LTE da Movitel

Foto da MovitelDepois do falso serviço de 4ª Geração (4G) lançado pela Vodacom em Maputo a operadora de telefonia móvel com maior cobertura em Moçambique, a Movitel, lançou nesta quarta-feira (10) o que promete ser “a conexão de dados móveis mais rápida disponível em Moçambique”, no entanto é ainda um privilégio para os maputenses que possuam telemóveis topo de gama.

Desde Setembro de 2018 que vários clientes da Vodacom que obtiveram cartões 4G e usam aparelhos topo de gama continuam a tentar usar sem sucesso a plenitude do serviço que lhe foi vendido.

O @Verdade apurou que com esse serviço a velocidade dos dados deveria chegar aos 100 mbs no entanto na capital moçambicana, mesmo nas zonas baixa ou da Polana, a velocidade mais rápida conseguida foi de 20 mbs mesmo depois da empresa líder de mercado já ter obtido o espectro necessário para o serviço que está a comercializar, o problema é que as suas infraestruturas de rede não suportam tais velocidades.

Entretanto nesta quarta-feira (10) foi a vez da Movitel começar a disponibilizar oficialmente o serviço de 4,5ª Geração Long Term Evolution (4,5G LTE) que, nas palavras do seu director de marketing, Hélder Cassimo, é “a conexão de dados móveis mais rápida disponível em Moçambique”.

“O usuário só precisa de ter um dispositivo que suporta a tecnologia 4,5G e efectuar a troca do seu cartão SIM, em qualquer loja Movitel ou agente autorizado”, explicou Hélder Cassimo.

O @Verdade apurou que embora a Movitel seja a rede com maior cobertura este novo serviço está disponível, por enquanto, em algumas áreas mais nobres da Cidade de Maputo. De acordo com o IV Recenseamento Geral da População e Habitação 3.573.918 moçambicanos tem um telemóvel, no entanto apenas 659.375 vivem na Cidade de Maputo.

Estatísticas da Autoridade Reguladora das Comunicações de Moçambique indicam que em 2017 existiam 13,6 milhões de subscritores de telefonia móvel dos quais 5,4 eram clientes da Vodacom, 4,1 milhões da TMcel e 4 milhões era o número de clientes da Movitel.

Pin It

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *