Centro distribuidor de Chamanculo: Reparação de conduta poderá afectar fornecimento de água a 11 bairros da cidade de Maputo

Com vista a melhorar o fornecimento de água, a empresa Águas da Região de Maputo (AdeM) está, desde terça-feira, 5 de Novembro, a realizar obras de reparação de uma conduta no Centro Distribuidor, localizado no bairro de Chamanculo, na cidade de Maputo.

Devido à particularidade da conduta em reparação (DN300), que liga à Adutora (DN800), prevê-se que a empreitada afecte o fornecimento normal do precioso líquido aos consumidores dos bairros da capital do País, nomeadamente Alto-Maé, Malanga, Munhuana, Maxaquene, Mafalala, Mavalane, Polana Caniço, Mahotas, Pescadores, Mapulene e Chiango.

Para Cláudia Ronda, directora de Manutenção da AdeM, a interrupção no fornecimento da água terá o seu pico na quarta-feira, 6 de Novembro, sendo que os bairros distantes dos centros distribuidores da AdeM vão se ressentir da queda de pressão e, eventualmente, da falta de água em determinados momentos deste dia.

“Trata-se de uma operação de manutenção correctiva dos equipamentos, na sequência do registo da perda de água numa das condutas”, explicou Cláudia Ronda, sustentando que a actividade enquadra-se no programa de combate às perdas desenvolvido pela empresa. É, conforme enfatizou, uma actividade rotineira que a empresa tem vindo a desenvolver, que neste caso, devido à particularidade da conduta, em reparação, houve a necessidade de se efectuar uma interrupção no fornecimento de água aos bairros mencionados.

“Vamos substituir a tubagem obsoleta, com mais de 20 anos de uso, por outra nova, o que vai contribuir para a melhoria na eficiência das operações do sistema de distribuição de água aos bairros da cidade de Maputo”, frisou Cláudia Ronda.

Importa realçar que a disponibilidade de água nas cidades de Maputo, Matola e a vila de Boane tem decorrido, desde Agosto último, em regime contínuo. Este fluxo passou de uma média de oito horas, por dia, para 12 horas, na sequência da subida do nível de armazenamento do precioso líquido na albufeira dos Pequenos Libombos.

Pin It

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *